Desafios do Marketing de Influência

Vantagens e Desvantagens do Marketing De Influência 

No contexto do marketing digital, o marketing de influência tem-se destacado como uma das estratégias mais comuns para as marcas aumentarem o alcance e estabelecerem relações próximas com o público-alvo. Neste artigo vamos abordar três vantagens e desvantagens do marketing de influência, baseado em diversos estudos.

Vantagens:

Aumentar a Credibilidade e Confiança

Os influenciadores constroem relações de confiança com os seus seguidores ao agirem de forma autêntica e transparente, isto faz com que criem um espaço onde os seguidores se sentem valorizados, entendidos e parte de uma comunidade. Esta confiança como fortalece a ligação entre influenciadores e seguidores amplia o impacto e a eficácia das recomendações e promoções.

Segundo um estudo da Nielsen, percebemos que 92% dos consumidores confiam mais em conteúdos feitos por outros utilizadores do que em mensagens tradicionais das próprias marcas.

Conteúdo Relevante e Direcionado

O marketing de influência oferece às marcas uma oportunidade única de entregar conteúdo personalizado e relevante, no sentido que são sobre  os interesses e necessidades do seu público-alvo. Devido ao nível de confiança que os influenciadores criam com o seu público, as marcas podem atingir níveis de engagement e conversão  superiores em comparação a canais de marketing mais tradicionais.

Segundo a HubSpot, o conteúdo feito por influenciadores pode atingir até 11 vezes mais ROI do que as formas tradicionais de publicidade digital. A campanha #ShotOniPhone da Apple é um excelente exemplo. Nesta campanha à escala global, os influenciadores produziam conteúdos  impressionantes através dos seus iPhones, assim conseguiam exemplificar a qualidade da câmara de uma forma autêntica.

Aumentar o Alcance e Engagement

A colaboração com influenciadores que tenham um número considerável de seguidores, pode ser uma estratégia benéfica para a marca. No sentido, que pode maximizar do alcance da marca, proporcionar acesso a novos públicos, aumentar o  engagement e fortalecer a sua posição no mercado digital.

Uma pesquisa do Sprout Social revela que campanhas de marketing de influência podem levar a um aumento de 50% no engagement de uma marca.

Desvantagens:

Riscos à Reputação da Marca

Para mitigar riscos, as marcas devem previamente analisar e fazer uma investigação rigorosa antes de se associarem a influenciadores. Isto inclui uma análise de valores,  autenticidade, público e histórico comportamental do influenciador. Além disto, estabelecer expetativas claras relativamente à parceria. Assim, para além de reduzir os riscos na parceria,  pode ajudar a garantir que as colaborações sejam benéficas para ambas as partes e, mais importante, para o público que elas pretendem atingir.

Segundo um estudo da Edelman, 47% dos consumidores afirmam que perderiam completamente a confiança numa marca se esta fizesse parceria com um influenciador que não fosse “autêntico”.

Desafios em Medir o ROI

Apesar do grande potencial de retorno sobre o investimento, muitas empresas enfrentam dificuldades em medir o ROI nas campanhas com influenciadores. O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica essencial para qualquer campanha de marketing, pois indica a eficácia relativamente ao lucro da campanha. No entanto, no contexto do marketing de influência, calcular o ROI pode ser complexo devido a vários fatores, como por exemplo : a natureza qualitativa dos resultados; atribuição direta de vendas e conversões; diversidade de plataformas e métricas;  objetivos diversificados da campanha.

A Forrester aponta que 52% dos profissionais de marketing consideram a medição do ROI como o maior desafio no âmbito do marketing de influência.

Intolerância e Desconfiança do Consumidor

O marketing de influência continua a ser uma ferramenta poderosa para as marcas. O sucesso nesta área requer uma atenção especial à intolerância e desconfiança por parte dos consumidores. A chave para manter a eficácia do marketing de influência reside na capacidade de evolução e adaptação a estas preocupações, priorizando sempre a autenticidade e a transparência nas campanhas.

Uma pesquisa da Bazaarvoice revelou que 47% dos consumidores estão cansados do conteúdo de influência que não é autêntico, e isto pode diminuir a eficácia desta estratégia a longo prazo e transparecer uma imagem negativa para as marcas.

Conclusão

O marketing de influência continua a ser uma estratégia relevante para as marcas que procuram aumentar o seu alcance e aproximarem-se do seu público de maneira autêntica. No entanto, é crucial escolher parceiros que partilhem os mesmos valores e adotar uma abordagem transparente e autêntica para maximizar os benefícios e minimizar os riscos. Após analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens e ao implementar práticas recomendadas, as marcas podem implementar estratégias de marketing de influência  com sucesso e atingir resultados significativos.

Na (IN) By Duzentos temos o know how  de gerir carreiras, trabalhar a reputação dos nossos agenciados, auxiliar o crescimento e monetarização das suas plataformas e fazer match entre eles e as marcas  que partilham o mesmo valor.

Design sem nome (6)

Autor

Pedro Simões
Creative Director

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)