Links UTMs > Estratégia de Marketing Digital

👀 Links  UTMs

Nas estratégias de Marketing Digital, entender de que forma e em que plataformas os consumidores interagem com o conteúdo de uma determinada campanha é essencial para o sucesso da mesma. Os links UTMs (Urchin Tracking Module) são ferramentas indispensáveis neste contexto, pois oferecem-nos insights específicos sobre a eficácia das estratégias de marketing e de comunicação das campanhas.

 Neste artigo, vamos explorar as diversas vantagens de utilizar estes links através de casos práticos que demonstram esse mesmo impacto.

👉 Medir o Desempenho de uma Campanha

Os links UTMs permitem às marcas monitorizarem o desempenho das campanhas com precisão. Através dos links UTMs , que estão associados a um URL especifico, conseguimos identificar exatamente de onde é que os visitantes estão a vir, que género de conteúdo está a gerar mais tráfego e quais é que são as campanhas que estão a produzir melhores resultados.  

🤩 Se uma marca estiver a promover um novo produto, ao associar links UTMs às diversas campanhas, consegue identificar quais são os conteúdos que estão a ter melhor resultado. Por exemplo, para uma determinada campanha consegue perceber que os vídeos do Instagram estão a gerar um tráfego mais qualificado para o site, em comparação com os conteúdos divulgados no Facebook.

👉 Otimizar Orçamento

 Quando percebemos quais é que são as plataformas e os tipos de conteúdos que estão a ser mais eficazes, podemos usar os recursos que temos disponíveis de uma forma mais eficiente e por conseguinte otimizar o ROI das campanhas em curso. 🧐

Vamos supor que estamos com diversas campanhas de e-mail de marketing e queremos saber qual é que está a ter melhores resultados. Neste sentido, através dos UTMs conseguimos rastrear as vendas originadas por cada uma das campanhas e perceber que o conteúdo educativo produziu um ROI maior do que os e-mails focados em promoções. Assim, sabemos que o nosso target está mais recetível a um tipo de conteúdo especifico e apostamos nessa estratégia para maximizar as vendas. 🤯

👉 Segmentar e Personalizar

Ao conseguirmos rastrear a origem e o comportamento do público que está a interagir com as campanhas, podemos criar segmentações precisas e personalizar futuras campanhas. Desta forma, melhoramos a relevância das mensagens, aumentamos a taxa de conversão e a satisfação do cliente. 😉

Exemplo: Uma livraria online utilizou UTMs para segmentar os visitantes com base em cliques em newsletters. Isto permite ajustar as recomendações e ofertas de livros com base nas preferências de leitura de cada segmento, aumentando as vendas recorrentes. 😎

👉 Aperfeiçoar continuamente as Estratégias

A análise continua de dados recolhidos através de links traqueáveis, fornece insights preciosos que são utilizados para refinar as estratégias de marketing. Identificar tendências, preferências e comportamentos, ajuda às marcas a adaptarem-se de uma forma célere às mudanças do mercado onde estão inseridas.

🤩 Exemplo: Uma agência de viagens analisou os dados recolhidos através de links UTMs e percebeu que as campanha com foco em destinos exóticos tinham um desempenho inferior das restantes. Ao ajustar a mensagem, reforçando a segurança e os aspetos únicos destes destinos nas campanhas, fez com que os resultados tivessem um aumento de 25% nas reservas desses mesmos locais. 🤫

Desta forma, em jeito de conclusão, os links UTMs são uma prática fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Os links UTMs para além de nos proporcionarem uma visão clara e ampla do desempenho das campanhas, também oferecem insights valiosos para tomar decisões mais assertivas e estratégicas. No contexto digital, esta ferramenta é essencial para garantir o sucesso de qualquer campanha e garantir que as marcas sejam relevantes para o seu público.

Design sem nome (6)

Autor

Pedro Simões
PARTNER | COO

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)