Emojis no contexto Business-to-Business e Business-to-Consumer

Emojis na Comunicação Digital

A utilização de emojis, no contexto digital, tem sido uma ferramenta comum para comunicar eficazmente, transmitir emoções e mensagens rápidas e visuais.

No entanto, o uso de emojis deve ser adequado e adaptado à mensagem e ao contexto em questão. Neste artigo, vamos explorar quando e como é que as marcas devem utilizar emojis nas diferentes etapas de comunicação, tanto no âmbito Business-to-Business (B2B) como Business-to-Consumer (B2C).

 

Emojis em B2C (Business-to-Consumer)

 
Quando Usar:
Comunicação informal e envolvente 

Em B2C, os emojis são essenciais para transformar a comunicação mais friendly e acessível, por exemplo em campanhas nas redes-sociais, emails de caráter promocional ou mensagens de serviços destinadas ao cliente, onde o tom de voz pode e deve ser mais descontraído e próximo.

Exemplo Prático

Campanhas de Email Marketing: “Não percas as nossas ofertas de verão ☀️🌊! Todos os produtos a 50% de desconto!”

Destacar a personalidade de uma marca

Os emojis ajudam a definir a personalidade de uma marca, especialmente se o público for millennials e geração Z. Diz-me os emojis que usas e eu dir-te-ei se és jovem e moderna.

Exemplo Prático

Publicações em Redes Sociais: ” Entusiasmo é coisa que não falta! 😍🎉 #novoproduto”

 
Quando Evitar:
Público conservador

Se a grande fatia dos clientes tende a ser mais formal, o uso de emojis pode ser interpretado como pouco profissionalismo.

Exemplo Prático

Inadequado: “Caro cliente, lamentamos os danos causados 😢. Estamos a resolver a situação.”

Comunicação de crise

Usar emojis em situações de crise ou em mensagens de caráter sensível pode ser interpretado como insensibilidade ou desrespeito.

Exemplo Prático

Inadequado: “Lamentamos pelo seu voo ter sido cancelado 🙁. Por favor, contacte-nos.”

 

Emojis em B2B (Business-to-Business)

 
Quando Usar:
Comunicação Interna

Dentro de um ambiente empresarial com uma cultura corporativa mais relaxada, os emojis podem ser usados em emails ou mensagens para tornar o assunto em questão e a comunicação mais leve e próxima.

Exemplo Prático

Mensagens Internas: “Podes enviar-me o relatório até ao final do dia? Obrigado! 😊

Conteúdo relevante para o setor

Se a mensagem for dirigida para um público mais jovem ou dentro de setores criativos, certos emojis podem tornar a comunicação mais atrativa e dinâmica.

Exemplo Prático

Newsletters: “Descobre as últimas tendências da tecnologia! 🤖🚀

Quando Evitar:
Propostas comerciais

Em situações mais formais, como propostas para negócios, apresentações de vendas ou contratos, os emojis devem ser evitados para manter um tom profissional.

Exemplo Prático

Inadequado: “Estamos ansiosos para trabalhar convosco! 👍🏼

Comunicação com Setores Tradicionais

Industrias como as finanças, saúde e jurídica em norma preferem um tom mais formal. Neste sentido, o uso de emojis pode afetar a imagem séria e profissional que pretende passar.

Exemplo Prático

Inadequado: “Atualização regulamentar importante para a sua empresa 📜👨‍⚖️.”

 
Conclusão

A utilização de emojis na comunicação de uma marca deve ser alinhada com a identidade e o tom de voz da mesma, mas não só, também temos de ter atenção às expetativas do público-alvo. No contexto de B2C, existe uma maior liberdade para utilizar emojis com o objetivo de tornar a comunicação mais direta e pessoal. No entanto, no âmbito B2B é essencial ter uma abordagem mais cuidada, utilizando os emojis num ambiente mais interno e informal. Assim, para não comprometer o profissionalismo e a eficácia da comunicação de uma marca, deve ser cuidadosamente avaliado quando e como utilizar emojis.

#BASE_MGUERREIRO

Autor

Mariana Guerreiro
DIGITAL ACCOUNT

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)