Press Kits para captar a atenção do seu público-alvo

Press Kit > Ferramenta de comunicação

As marcas ao migrarem para o digital deparam-se com uma concorrência agressiva, o que leva à existência de grandes dificuldades em captar a atenção do seu público-alvo. Neste contexto, os press kits são uma ferramenta essencial para as marcas comunicarem de uma forma eficaz e personalizada com o target que pretendem atingir.  

Para tal, é necessário entender que um press kit não é apenas um simples conjunto de materiais informativos, mas sim uma poderosa ferramenta de storytelling, que permite às marcas transmitir uma mensagem de uma forma envolvente e impactante. Desde lançamentos de produtos a campanhas de relações públicas, os press kits desempenham, por um lado, um papel fundamental na solidificação da reputação de uma marca, e, por outro lado, criam Buzz, podendo tornar uma ação de comunicação viral.  

Assim, neste artigo, vamos explorar como é que as marcas podem destacar-se no mercado através de press kits criativos e personalizados. Leia com atenção os próximos 4 pontos e retire as ideias mais apropriadas para a estratégia de comunicação da sua marca.  

Exclusividade e Personalização

Os press kits personalizados destacam-se pela singularidade, no sentido em que proporcionam uma experiência memorável a quem os recebe. Se uma marca de bebidas fizer um evento de lançamento de um produto por exemplo, neste poderão ser distribuídos press kits com o nome personalizado do jornalista ou do líder de opinião, juntamente com a história da sua marca e/ou do produto novo. Através desta personalização, a marca demonstra atenção aos detalhes e simultaneamente cria uma ligação emocional com o destinatário.

Packaging e Design 

Utilizar elementos visuais atrativos e criativos nos press kits é essencial para captar a atenção e transmitir a mensagem que a marca pretende passar. Exemplificando, se tiver uma marca focada em desporto e se estiver a comunicar um lançamento da nova coleção de chuteiras, o seu packaging poderia consistir numa chuteira com o novo design. Assim, o packaging ajuda as marcas a impactar e a criar entusiasmo à volta do lançamento.

Inovação e Tecnologia  

Incorporar tecnologia interativa nos press kits aumenta as experiências envolventes e inovadoras. Por exemplo, se for uma marca de gaming e se esta estiver a lançar um jogo, pode incluir no seu press kit um QR Code que direciona os destinatários para uma amostra em realidade aumentada do jogo que está a lançar ou construir um press kit que esteja programado para abrir passado 3 dias do tempo depois da receção. Esta integração tecnológica possibilita a quem recebe o press kit mergulhar no universo do seu jogo e gerar buzz sobre o artigo antes e depois do seu lançamento. 

Sustentabilidade

Os press kits sustentáveis refletem os valores e compromisso que uma marca tem com a sociedade e o meio ambiente. Deste modo, construir um press kit exclusivamente feito por materiais reciclados, que inclui amostras de produtos biodegradáveis para promover práticas sustentáveis, é uma mais-valia, pois torna-se, através desta ideia, possível alinhar a mensagem da marca com o compromisso que esta assume, no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental. 

Na Duzentos, somos defensores da utilização criativa de press kits na estratégia de comunicação das marcas, pois ao explorarmos a criatividade através de press kits conseguimos marcar a diferença, envolver o target alvo da marca, disseminar a mensagem pretendida e fortalecer a sua reputação.  

#BASE_CANDIDO

Autor

Ana Rita Cândido
Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível. Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn… Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se. Eis a nossa Ritinha fofinha.

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.