Press Kit > Ferramenta de comunicação
As marcas ao migrarem para o digital deparam-se com uma concorrência agressiva, o que leva à existência de grandes dificuldades em captar a atenção do seu público-alvo. Neste contexto, os press kits são uma ferramenta essencial para as marcas comunicarem de uma forma eficaz e personalizada com o target que pretendem atingir.
Para tal, é necessário entender que um press kit não é apenas um simples conjunto de materiais informativos, mas sim uma poderosa ferramenta de storytelling, que permite às marcas transmitir uma mensagem de uma forma envolvente e impactante. Desde lançamentos de produtos a campanhas de relações públicas, os press kits desempenham, por um lado, um papel fundamental na solidificação da reputação de uma marca, e, por outro lado, criam Buzz, podendo tornar uma ação de comunicação viral.
Assim, neste artigo, vamos explorar como é que as marcas podem destacar-se no mercado através de press kits criativos e personalizados. Leia com atenção os próximos 4 pontos e retire as ideias mais apropriadas para a estratégia de comunicação da sua marca.
Exclusividade e Personalização
Os press kits personalizados destacam-se pela singularidade, no sentido em que proporcionam uma experiência memorável a quem os recebe. Se uma marca de bebidas fizer um evento de lançamento de um produto por exemplo, neste poderão ser distribuídos press kits com o nome personalizado do jornalista ou do líder de opinião, juntamente com a história da sua marca e/ou do produto novo. Através desta personalização, a marca demonstra atenção aos detalhes e simultaneamente cria uma ligação emocional com o destinatário.
Packaging e Design
Utilizar elementos visuais atrativos e criativos nos press kits é essencial para captar a atenção e transmitir a mensagem que a marca pretende passar. Exemplificando, se tiver uma marca focada em desporto e se estiver a comunicar um lançamento da nova coleção de chuteiras, o seu packaging poderia consistir numa chuteira com o novo design. Assim, o packaging ajuda as marcas a impactar e a criar entusiasmo à volta do lançamento.
Inovação e Tecnologia
Incorporar tecnologia interativa nos press kits aumenta as experiências envolventes e inovadoras. Por exemplo, se for uma marca de gaming e se esta estiver a lançar um jogo, pode incluir no seu press kit um QR Code que direciona os destinatários para uma amostra em realidade aumentada do jogo que está a lançar ou construir um press kit que esteja programado para abrir passado 3 dias do tempo depois da receção. Esta integração tecnológica possibilita a quem recebe o press kit mergulhar no universo do seu jogo e gerar buzz sobre o artigo antes e depois do seu lançamento.
Sustentabilidade
Os press kits sustentáveis refletem os valores e compromisso que uma marca tem com a sociedade e o meio ambiente. Deste modo, construir um press kit exclusivamente feito por materiais reciclados, que inclui amostras de produtos biodegradáveis para promover práticas sustentáveis, é uma mais-valia, pois torna-se, através desta ideia, possível alinhar a mensagem da marca com o compromisso que esta assume, no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental.
Na Duzentos, somos defensores da utilização criativa de press kits na estratégia de comunicação das marcas, pois ao explorarmos a criatividade através de press kits conseguimos marcar a diferença, envolver o target alvo da marca, disseminar a mensagem pretendida e fortalecer a sua reputação.
Autor
Ana Rita Cândido
Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.
Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…
Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.
Eis a nossa Ritinha fofinha.