Metaverso como canal de comunicação
O metaverso é uma tecnologia que tem vindo a revolucionar a forma como as marcas interagem com os seus públicos. No entanto esta temática perdeu alguma força até voltar a marcar presença na agenda dos profissionais de comunicação e marketing devido ao lançamento dos Apple Vision Pro e por conseguinte, o sonho do metaverso voltou a ganhar a importância devida.
A tecnologia dos Apple Vision Pro oferece oportunidades únicas para as marcas dialogarem com os seus consumidores, de maneiras que antigamente eram intangíveis. Neste sentido, realçamos 7 pontos importantes que destacam as oportunidades que o metaverso proporciona às marcas para melhorar a relação com o seu público-alvo:
Experiências Imersivas e Interativas
O metaverso permite às marcas criarem experiências imersivas e interativas ao envolverem os seus consumidores de uma forma singular. As marcas ao envolverem o seu público numa realidade mista, uma junção de elementos digitais com o mundo real, conseguem proporcionar experiências sensoriais cativantes e assim, aumentam e estimulam a interação com o seu público.
Personalizar e Envolver o Público
Com a realidade aumentada, as marcas podem oferecer experiências personalizadas que se adaptam às preferências individuais dos consumidores. Desde filtros de realidade aumentada personalizados até experiências de compra interativas, as organizações podem criar conexões mais profundas com o seu público-alvo.
Inovar e Diferenciar
Ao utilizarem o metaverso as marcas conseguem destacar-se da concorrência através da inovação e da diferenciação. Ao oferecer experiências únicas e inovadoras, as empresas podem capturar a atenção do público e consolidar o seu posicionamento no mercado onde estão inseridas. Desde organizar eventos exclusivos como por exemplo desfiles de moda a exposições de arte virtuais onde os visitantes podem interagir com as obras de arte através de avatares.
Aumentar Engagement e Buzz
As experiências de realidade aumentada são frequentemente partilhadas nas redes sociais, o que leva a aumentar o buzz e o alcance da marca. Ao criar experiências que incentivam partilhas, as marcas podem expandir a sua visibilidade e atrair novos públicos de forma orgânica. Desde concursos ou desafios interativos a eventos de networking e socialização no metaverso.
Melhorar a Experiência do Cliente
A realidade aumentada pode elevar a experiência do cliente a outro nível, no sentido que oferece recursos úteis e informativos. Desde provadores virtuais até guias de produtos interativos, as marcas podem proporcionar aos seus consumidores uma experiência de compra mais conveniente, personalizada e envolvente.
Recolher Dados e Insights
Ao utilizar o metaverso nas estratégias de marketing e comunicação, as marcas podem recolher dados valiosos e insights sobre o comportamento dos seus consumidores. Esta informação pode ser usada para otimizar campanhas e personalizar as experiências de interação entre a marca e o seu público.
Estimular a Criatividade e Inovação
A realidade aumentada desafia as marcas a serem mais criativas e inovadoras na forma como comunicam com o seu público. Ao explorar as possibilidades desta tecnologia em constante evolução, as empresas podem criar campanhas impactantes que permanecem vivas na mente dos consumidores durante um prazo alargado.
Em forma de conclusão, o lançamento dos Apple Vision Pro despertou a temática do metaverso e isto pode transformar radicalmente a forma como as marcas interagem com os seus públicos. Ao aproveitar a força desta tecnologia, as marcas podem oferecer experiências únicas, personalizadas e envolventes aos seus consumidores.
Autor
Mariana Guerreiro
Digital Account
Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.