Explora as Possibilidades do Metaverso através da Comunicação

Metaverso como canal de comunicação

O metaverso é uma tecnologia que tem vindo a revolucionar a forma como as marcas interagem com os seus públicos. No entanto esta temática perdeu alguma força até voltar a marcar presença na agenda dos profissionais de comunicação e marketing devido ao lançamento dos Apple Vision Pro e por conseguinte, o sonho do metaverso voltou a ganhar a importância devida.

A tecnologia dos Apple Vision Pro oferece oportunidades únicas para as marcas dialogarem com os seus consumidores, de maneiras que antigamente eram intangíveis. Neste sentido, realçamos 7 pontos importantes que destacam as oportunidades que o metaverso proporciona às marcas para melhorar a relação com o seu público-alvo:

Experiências Imersivas e Interativas

O metaverso permite às marcas criarem experiências imersivas e interativas ao envolverem os seus consumidores de uma forma singular. As marcas ao envolverem o seu público numa realidade mista, uma junção de elementos digitais com o mundo real, conseguem proporcionar experiências sensoriais cativantes e assim, aumentam e estimulam a interação com o seu público.

Personalizar e Envolver o Público

Com a realidade aumentada, as marcas podem oferecer experiências personalizadas que se adaptam às preferências individuais dos consumidores. Desde filtros de realidade aumentada personalizados até experiências de compra interativas, as organizações podem criar conexões mais profundas com o seu público-alvo.

Inovar e Diferenciar

Ao utilizarem o metaverso as marcas conseguem destacar-se da concorrência através da inovação e da diferenciação. Ao oferecer experiências únicas e inovadoras, as empresas podem capturar a atenção do público e consolidar o seu posicionamento no mercado onde estão inseridas. Desde organizar eventos exclusivos como por exemplo desfiles de moda a exposições de arte virtuais onde os visitantes podem interagir com as obras de arte através de avatares.

Aumentar Engagement e Buzz

As experiências de realidade aumentada são frequentemente partilhadas nas redes sociais, o que leva a aumentar o buzz e o alcance da marca. Ao criar experiências que incentivam partilhas, as marcas podem expandir a sua visibilidade e atrair novos públicos de forma orgânica. Desde concursos ou desafios interativos a eventos de networking e socialização no metaverso.

Melhorar a Experiência do Cliente

A realidade aumentada pode elevar a experiência do cliente a outro nível, no sentido que oferece recursos úteis e informativos. Desde provadores virtuais até guias de produtos interativos, as marcas podem proporcionar aos seus consumidores uma experiência de compra mais conveniente, personalizada e envolvente.

Recolher Dados e Insights

Ao utilizar o metaverso nas estratégias de marketing e comunicação, as marcas podem recolher dados valiosos e insights sobre o comportamento dos seus consumidores. Esta informação pode ser usada para otimizar campanhas e personalizar as experiências de interação entre a marca e o seu público.

Estimular a Criatividade e Inovação

A realidade aumentada desafia as marcas a serem mais criativas e inovadoras na forma como comunicam com o seu público. Ao explorar as possibilidades desta tecnologia em constante evolução, as empresas podem criar campanhas impactantes que permanecem vivas na mente dos consumidores durante um prazo alargado.

Em forma de conclusão, o lançamento dos Apple Vision Pro despertou a temática do metaverso e isto pode transformar radicalmente a forma como as marcas interagem com os seus públicos. Ao aproveitar a força desta tecnologia, as marcas podem oferecer experiências únicas, personalizadas e envolventes aos seus consumidores.

#BASE_MGUERREIRO

Autor

Mariana Guerreiro
Digital Account

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.