Vantagens e Desvantagens do Marketing De Influência
No contexto do marketing digital, o marketing de influência tem-se destacado como uma das estratégias mais comuns para as marcas aumentarem o alcance e estabelecerem relações próximas com o público-alvo. Neste artigo vamos abordar três vantagens e desvantagens do marketing de influência, baseado em diversos estudos.
Vantagens:
Aumentar a Credibilidade e Confiança
Os influenciadores constroem relações de confiança com os seus seguidores ao agirem de forma autêntica e transparente, isto faz com que criem um espaço onde os seguidores se sentem valorizados, entendidos e parte de uma comunidade. Esta confiança como fortalece a ligação entre influenciadores e seguidores amplia o impacto e a eficácia das recomendações e promoções.
Segundo um estudo da Nielsen, percebemos que 92% dos consumidores confiam mais em conteúdos feitos por outros utilizadores do que em mensagens tradicionais das próprias marcas.
Conteúdo Relevante e Direcionado
O marketing de influência oferece às marcas uma oportunidade única de entregar conteúdo personalizado e relevante, no sentido que são sobre os interesses e necessidades do seu público-alvo. Devido ao nível de confiança que os influenciadores criam com o seu público, as marcas podem atingir níveis de engagement e conversão superiores em comparação a canais de marketing mais tradicionais.
Segundo a HubSpot, o conteúdo feito por influenciadores pode atingir até 11 vezes mais ROI do que as formas tradicionais de publicidade digital. A campanha #ShotOniPhone da Apple é um excelente exemplo. Nesta campanha à escala global, os influenciadores produziam conteúdos impressionantes através dos seus iPhones, assim conseguiam exemplificar a qualidade da câmara de uma forma autêntica.
Aumentar o Alcance e Engagement
A colaboração com influenciadores que tenham um número considerável de seguidores, pode ser uma estratégia benéfica para a marca. No sentido, que pode maximizar do alcance da marca, proporcionar acesso a novos públicos, aumentar o engagement e fortalecer a sua posição no mercado digital.
Uma pesquisa do Sprout Social revela que campanhas de marketing de influência podem levar a um aumento de 50% no engagement de uma marca.
Desvantagens:
Riscos à Reputação da Marca
Para mitigar riscos, as marcas devem previamente analisar e fazer uma investigação rigorosa antes de se associarem a influenciadores. Isto inclui uma análise de valores, autenticidade, público e histórico comportamental do influenciador. Além disto, estabelecer expetativas claras relativamente à parceria. Assim, para além de reduzir os riscos na parceria, pode ajudar a garantir que as colaborações sejam benéficas para ambas as partes e, mais importante, para o público que elas pretendem atingir.
Segundo um estudo da Edelman, 47% dos consumidores afirmam que perderiam completamente a confiança numa marca se esta fizesse parceria com um influenciador que não fosse “autêntico”.
Desafios em Medir o ROI
Apesar do grande potencial de retorno sobre o investimento, muitas empresas enfrentam dificuldades em medir o ROI nas campanhas com influenciadores. O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica essencial para qualquer campanha de marketing, pois indica a eficácia relativamente ao lucro da campanha. No entanto, no contexto do marketing de influência, calcular o ROI pode ser complexo devido a vários fatores, como por exemplo : a natureza qualitativa dos resultados; atribuição direta de vendas e conversões; diversidade de plataformas e métricas; objetivos diversificados da campanha.
A Forrester aponta que 52% dos profissionais de marketing consideram a medição do ROI como o maior desafio no âmbito do marketing de influência.
Intolerância e Desconfiança do Consumidor
O marketing de influência continua a ser uma ferramenta poderosa para as marcas. O sucesso nesta área requer uma atenção especial à intolerância e desconfiança por parte dos consumidores. A chave para manter a eficácia do marketing de influência reside na capacidade de evolução e adaptação a estas preocupações, priorizando sempre a autenticidade e a transparência nas campanhas.
Uma pesquisa da Bazaarvoice revelou que 47% dos consumidores estão cansados do conteúdo de influência que não é autêntico, e isto pode diminuir a eficácia desta estratégia a longo prazo e transparecer uma imagem negativa para as marcas.
Conclusão
O marketing de influência continua a ser uma estratégia relevante para as marcas que procuram aumentar o seu alcance e aproximarem-se do seu público de maneira autêntica. No entanto, é crucial escolher parceiros que partilhem os mesmos valores e adotar uma abordagem transparente e autêntica para maximizar os benefícios e minimizar os riscos. Após analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens e ao implementar práticas recomendadas, as marcas podem implementar estratégias de marketing de influência com sucesso e atingir resultados significativos.
Na (IN) By Duzentos temos o know how de gerir carreiras, trabalhar a reputação dos nossos agenciados, auxiliar o crescimento e monetarização das suas plataformas e fazer match entre eles e as marcas que partilham o mesmo valor.
Autor
Pedro Simões
Creative Director
O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)