Desafios do Marketing de Influência

Vantagens e Desvantagens do Marketing De Influência 

No contexto do marketing digital, o marketing de influência tem-se destacado como uma das estratégias mais comuns para as marcas aumentarem o alcance e estabelecerem relações próximas com o público-alvo. Neste artigo vamos abordar três vantagens e desvantagens do marketing de influência, baseado em diversos estudos.

Vantagens:

Aumentar a Credibilidade e Confiança

Os influenciadores constroem relações de confiança com os seus seguidores ao agirem de forma autêntica e transparente, isto faz com que criem um espaço onde os seguidores se sentem valorizados, entendidos e parte de uma comunidade. Esta confiança como fortalece a ligação entre influenciadores e seguidores amplia o impacto e a eficácia das recomendações e promoções.

Segundo um estudo da Nielsen, percebemos que 92% dos consumidores confiam mais em conteúdos feitos por outros utilizadores do que em mensagens tradicionais das próprias marcas.

Conteúdo Relevante e Direcionado

O marketing de influência oferece às marcas uma oportunidade única de entregar conteúdo personalizado e relevante, no sentido que são sobre  os interesses e necessidades do seu público-alvo. Devido ao nível de confiança que os influenciadores criam com o seu público, as marcas podem atingir níveis de engagement e conversão  superiores em comparação a canais de marketing mais tradicionais.

Segundo a HubSpot, o conteúdo feito por influenciadores pode atingir até 11 vezes mais ROI do que as formas tradicionais de publicidade digital. A campanha #ShotOniPhone da Apple é um excelente exemplo. Nesta campanha à escala global, os influenciadores produziam conteúdos  impressionantes através dos seus iPhones, assim conseguiam exemplificar a qualidade da câmara de uma forma autêntica.

Aumentar o Alcance e Engagement

A colaboração com influenciadores que tenham um número considerável de seguidores, pode ser uma estratégia benéfica para a marca. No sentido, que pode maximizar do alcance da marca, proporcionar acesso a novos públicos, aumentar o  engagement e fortalecer a sua posição no mercado digital.

Uma pesquisa do Sprout Social revela que campanhas de marketing de influência podem levar a um aumento de 50% no engagement de uma marca.

Desvantagens:

Riscos à Reputação da Marca

Para mitigar riscos, as marcas devem previamente analisar e fazer uma investigação rigorosa antes de se associarem a influenciadores. Isto inclui uma análise de valores,  autenticidade, público e histórico comportamental do influenciador. Além disto, estabelecer expetativas claras relativamente à parceria. Assim, para além de reduzir os riscos na parceria,  pode ajudar a garantir que as colaborações sejam benéficas para ambas as partes e, mais importante, para o público que elas pretendem atingir.

Segundo um estudo da Edelman, 47% dos consumidores afirmam que perderiam completamente a confiança numa marca se esta fizesse parceria com um influenciador que não fosse “autêntico”.

Desafios em Medir o ROI

Apesar do grande potencial de retorno sobre o investimento, muitas empresas enfrentam dificuldades em medir o ROI nas campanhas com influenciadores. O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica essencial para qualquer campanha de marketing, pois indica a eficácia relativamente ao lucro da campanha. No entanto, no contexto do marketing de influência, calcular o ROI pode ser complexo devido a vários fatores, como por exemplo : a natureza qualitativa dos resultados; atribuição direta de vendas e conversões; diversidade de plataformas e métricas;  objetivos diversificados da campanha.

A Forrester aponta que 52% dos profissionais de marketing consideram a medição do ROI como o maior desafio no âmbito do marketing de influência.

Intolerância e Desconfiança do Consumidor

O marketing de influência continua a ser uma ferramenta poderosa para as marcas. O sucesso nesta área requer uma atenção especial à intolerância e desconfiança por parte dos consumidores. A chave para manter a eficácia do marketing de influência reside na capacidade de evolução e adaptação a estas preocupações, priorizando sempre a autenticidade e a transparência nas campanhas.

Uma pesquisa da Bazaarvoice revelou que 47% dos consumidores estão cansados do conteúdo de influência que não é autêntico, e isto pode diminuir a eficácia desta estratégia a longo prazo e transparecer uma imagem negativa para as marcas.

Conclusão

O marketing de influência continua a ser uma estratégia relevante para as marcas que procuram aumentar o seu alcance e aproximarem-se do seu público de maneira autêntica. No entanto, é crucial escolher parceiros que partilhem os mesmos valores e adotar uma abordagem transparente e autêntica para maximizar os benefícios e minimizar os riscos. Após analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens e ao implementar práticas recomendadas, as marcas podem implementar estratégias de marketing de influência  com sucesso e atingir resultados significativos.

Na (IN) By Duzentos temos o know how  de gerir carreiras, trabalhar a reputação dos nossos agenciados, auxiliar o crescimento e monetarização das suas plataformas e fazer match entre eles e as marcas  que partilham o mesmo valor.

Design sem nome (6)

Autor

Pedro Simões
Creative Director

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.