Links UTMs > Estratégia de Marketing Digital

👀 Links  UTMs

Nas estratégias de Marketing Digital, entender de que forma e em que plataformas os consumidores interagem com o conteúdo de uma determinada campanha é essencial para o sucesso da mesma. Os links UTMs (Urchin Tracking Module) são ferramentas indispensáveis neste contexto, pois oferecem-nos insights específicos sobre a eficácia das estratégias de marketing e de comunicação das campanhas.

 Neste artigo, vamos explorar as diversas vantagens de utilizar estes links através de casos práticos que demonstram esse mesmo impacto.

👉 Medir o Desempenho de uma Campanha

Os links UTMs permitem às marcas monitorizarem o desempenho das campanhas com precisão. Através dos links UTMs , que estão associados a um URL especifico, conseguimos identificar exatamente de onde é que os visitantes estão a vir, que género de conteúdo está a gerar mais tráfego e quais é que são as campanhas que estão a produzir melhores resultados.  

🤩 Se uma marca estiver a promover um novo produto, ao associar links UTMs às diversas campanhas, consegue identificar quais são os conteúdos que estão a ter melhor resultado. Por exemplo, para uma determinada campanha consegue perceber que os vídeos do Instagram estão a gerar um tráfego mais qualificado para o site, em comparação com os conteúdos divulgados no Facebook.

👉 Otimizar Orçamento

 Quando percebemos quais é que são as plataformas e os tipos de conteúdos que estão a ser mais eficazes, podemos usar os recursos que temos disponíveis de uma forma mais eficiente e por conseguinte otimizar o ROI das campanhas em curso. 🧐

Vamos supor que estamos com diversas campanhas de e-mail de marketing e queremos saber qual é que está a ter melhores resultados. Neste sentido, através dos UTMs conseguimos rastrear as vendas originadas por cada uma das campanhas e perceber que o conteúdo educativo produziu um ROI maior do que os e-mails focados em promoções. Assim, sabemos que o nosso target está mais recetível a um tipo de conteúdo especifico e apostamos nessa estratégia para maximizar as vendas. 🤯

👉 Segmentar e Personalizar

Ao conseguirmos rastrear a origem e o comportamento do público que está a interagir com as campanhas, podemos criar segmentações precisas e personalizar futuras campanhas. Desta forma, melhoramos a relevância das mensagens, aumentamos a taxa de conversão e a satisfação do cliente. 😉

Exemplo: Uma livraria online utilizou UTMs para segmentar os visitantes com base em cliques em newsletters. Isto permite ajustar as recomendações e ofertas de livros com base nas preferências de leitura de cada segmento, aumentando as vendas recorrentes. 😎

👉 Aperfeiçoar continuamente as Estratégias

A análise continua de dados recolhidos através de links traqueáveis, fornece insights preciosos que são utilizados para refinar as estratégias de marketing. Identificar tendências, preferências e comportamentos, ajuda às marcas a adaptarem-se de uma forma célere às mudanças do mercado onde estão inseridas.

🤩 Exemplo: Uma agência de viagens analisou os dados recolhidos através de links UTMs e percebeu que as campanha com foco em destinos exóticos tinham um desempenho inferior das restantes. Ao ajustar a mensagem, reforçando a segurança e os aspetos únicos destes destinos nas campanhas, fez com que os resultados tivessem um aumento de 25% nas reservas desses mesmos locais. 🤫

Desta forma, em jeito de conclusão, os links UTMs são uma prática fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Os links UTMs para além de nos proporcionarem uma visão clara e ampla do desempenho das campanhas, também oferecem insights valiosos para tomar decisões mais assertivas e estratégicas. No contexto digital, esta ferramenta é essencial para garantir o sucesso de qualquer campanha e garantir que as marcas sejam relevantes para o seu público.

Design sem nome (6)

Autor

Pedro Simões
PARTNER | COO

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.