👀 Links UTMs
Nas estratégias de Marketing Digital, entender de que forma e em que plataformas os consumidores interagem com o conteúdo de uma determinada campanha é essencial para o sucesso da mesma. Os links UTMs (Urchin Tracking Module) são ferramentas indispensáveis neste contexto, pois oferecem-nos insights específicos sobre a eficácia das estratégias de marketing e de comunicação das campanhas.
Neste artigo, vamos explorar as diversas vantagens de utilizar estes links através de casos práticos que demonstram esse mesmo impacto.
👉 Medir o Desempenho de uma Campanha
Os links UTMs permitem às marcas monitorizarem o desempenho das campanhas com precisão. Através dos links UTMs , que estão associados a um URL especifico, conseguimos identificar exatamente de onde é que os visitantes estão a vir, que género de conteúdo está a gerar mais tráfego e quais é que são as campanhas que estão a produzir melhores resultados.
🤩 Se uma marca estiver a promover um novo produto, ao associar links UTMs às diversas campanhas, consegue identificar quais são os conteúdos que estão a ter melhor resultado. Por exemplo, para uma determinada campanha consegue perceber que os vídeos do Instagram estão a gerar um tráfego mais qualificado para o site, em comparação com os conteúdos divulgados no Facebook.
👉 Otimizar Orçamento
Quando percebemos quais é que são as plataformas e os tipos de conteúdos que estão a ser mais eficazes, podemos usar os recursos que temos disponíveis de uma forma mais eficiente e por conseguinte otimizar o ROI das campanhas em curso. 🧐
Vamos supor que estamos com diversas campanhas de e-mail de marketing e queremos saber qual é que está a ter melhores resultados. Neste sentido, através dos UTMs conseguimos rastrear as vendas originadas por cada uma das campanhas e perceber que o conteúdo educativo produziu um ROI maior do que os e-mails focados em promoções. Assim, sabemos que o nosso target está mais recetível a um tipo de conteúdo especifico e apostamos nessa estratégia para maximizar as vendas. 🤯
👉 Segmentar e Personalizar
Ao conseguirmos rastrear a origem e o comportamento do público que está a interagir com as campanhas, podemos criar segmentações precisas e personalizar futuras campanhas. Desta forma, melhoramos a relevância das mensagens, aumentamos a taxa de conversão e a satisfação do cliente. 😉
Exemplo: Uma livraria online utilizou UTMs para segmentar os visitantes com base em cliques em newsletters. Isto permite ajustar as recomendações e ofertas de livros com base nas preferências de leitura de cada segmento, aumentando as vendas recorrentes. 😎
👉 Aperfeiçoar continuamente as Estratégias
A análise continua de dados recolhidos através de links traqueáveis, fornece insights preciosos que são utilizados para refinar as estratégias de marketing. Identificar tendências, preferências e comportamentos, ajuda às marcas a adaptarem-se de uma forma célere às mudanças do mercado onde estão inseridas.
🤩 Exemplo: Uma agência de viagens analisou os dados recolhidos através de links UTMs e percebeu que as campanha com foco em destinos exóticos tinham um desempenho inferior das restantes. Ao ajustar a mensagem, reforçando a segurança e os aspetos únicos destes destinos nas campanhas, fez com que os resultados tivessem um aumento de 25% nas reservas desses mesmos locais. 🤫
Desta forma, em jeito de conclusão, os links UTMs são uma prática fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Os links UTMs para além de nos proporcionarem uma visão clara e ampla do desempenho das campanhas, também oferecem insights valiosos para tomar decisões mais assertivas e estratégicas. No contexto digital, esta ferramenta é essencial para garantir o sucesso de qualquer campanha e garantir que as marcas sejam relevantes para o seu público.
Autor
Pedro Simões
PARTNER | COO
O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)