Emojis na Comunicação Digital
A utilização de emojis, no contexto digital, tem sido uma ferramenta comum para comunicar eficazmente, transmitir emoções e mensagens rápidas e visuais.
No entanto, o uso de emojis deve ser adequado e adaptado à mensagem e ao contexto em questão. Neste artigo, vamos explorar quando e como é que as marcas devem utilizar emojis nas diferentes etapas de comunicação, tanto no âmbito Business-to-Business (B2B) como Business-to-Consumer (B2C).
Emojis em B2C (Business-to-Consumer)
Quando Usar:
Comunicação informal e envolvente
Em B2C, os emojis são essenciais para transformar a comunicação mais friendly e acessível, por exemplo em campanhas nas redes-sociais, emails de caráter promocional ou mensagens de serviços destinadas ao cliente, onde o tom de voz pode e deve ser mais descontraído e próximo.
Exemplo Prático
Campanhas de Email Marketing: “Não percas as nossas ofertas de verão ! Todos os produtos a 50% de desconto!”
Destacar a personalidade de uma marca
Os emojis ajudam a definir a personalidade de uma marca, especialmente se o público for millennials e geração Z. Diz-me os emojis que usas e eu dir-te-ei se és jovem e moderna.
Exemplo Prático
Publicações em Redes Sociais: ” Entusiasmo é coisa que não falta! #novoproduto”
Quando Evitar:
Público conservador
Se a grande fatia dos clientes tende a ser mais formal, o uso de emojis pode ser interpretado como pouco profissionalismo.
Exemplo Prático
Inadequado: “Caro cliente, lamentamos os danos causados . Estamos a resolver a situação.”
Comunicação de crise
Usar emojis em situações de crise ou em mensagens de caráter sensível pode ser interpretado como insensibilidade ou desrespeito.
Exemplo Prático
Inadequado: “Lamentamos pelo seu voo ter sido cancelado . Por favor, contacte-nos.”
Emojis em B2B (Business-to-Business)
Quando Usar:
Comunicação Interna
Dentro de um ambiente empresarial com uma cultura corporativa mais relaxada, os emojis podem ser usados em emails ou mensagens para tornar o assunto em questão e a comunicação mais leve e próxima.
Exemplo Prático
Mensagens Internas: “Podes enviar-me o relatório até ao final do dia? Obrigado! “
Conteúdo relevante para o setor
Se a mensagem for dirigida para um público mais jovem ou dentro de setores criativos, certos emojis podem tornar a comunicação mais atrativa e dinâmica.
Exemplo Prático
Newsletters: “Descobre as últimas tendências da tecnologia! “
Quando Evitar:
Propostas comerciais
Em situações mais formais, como propostas para negócios, apresentações de vendas ou contratos, os emojis devem ser evitados para manter um tom profissional.
Exemplo Prático
Inadequado: “Estamos ansiosos para trabalhar convosco! “
Comunicação com Setores Tradicionais
Industrias como as finanças, saúde e jurídica em norma preferem um tom mais formal. Neste sentido, o uso de emojis pode afetar a imagem séria e profissional que pretende passar.
Exemplo Prático
Inadequado: “Atualização regulamentar importante para a sua empresa .”
Conclusão
A utilização de emojis na comunicação de uma marca deve ser alinhada com a identidade e o tom de voz da mesma, mas não só, também temos de ter atenção às expetativas do público-alvo. No contexto de B2C, existe uma maior liberdade para utilizar emojis com o objetivo de tornar a comunicação mais direta e pessoal. No entanto, no âmbito B2B é essencial ter uma abordagem mais cuidada, utilizando os emojis num ambiente mais interno e informal. Assim, para não comprometer o profissionalismo e a eficácia da comunicação de uma marca, deve ser cuidadosamente avaliado quando e como utilizar emojis.
Autor
Mariana Guerreiro
DIGITAL ACCOUNT
Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.