Emojis no contexto Business-to-Business e Business-to-Consumer

Emojis na Comunicação Digital

A utilização de emojis, no contexto digital, tem sido uma ferramenta comum para comunicar eficazmente, transmitir emoções e mensagens rápidas e visuais.

No entanto, o uso de emojis deve ser adequado e adaptado à mensagem e ao contexto em questão. Neste artigo, vamos explorar quando e como é que as marcas devem utilizar emojis nas diferentes etapas de comunicação, tanto no âmbito Business-to-Business (B2B) como Business-to-Consumer (B2C).

 

Emojis em B2C (Business-to-Consumer)

 
Quando Usar:
Comunicação informal e envolvente 

Em B2C, os emojis são essenciais para transformar a comunicação mais friendly e acessível, por exemplo em campanhas nas redes-sociais, emails de caráter promocional ou mensagens de serviços destinadas ao cliente, onde o tom de voz pode e deve ser mais descontraído e próximo.

Exemplo Prático

Campanhas de Email Marketing: “Não percas as nossas ofertas de verão ☀️🌊! Todos os produtos a 50% de desconto!”

Destacar a personalidade de uma marca

Os emojis ajudam a definir a personalidade de uma marca, especialmente se o público for millennials e geração Z. Diz-me os emojis que usas e eu dir-te-ei se és jovem e moderna.

Exemplo Prático

Publicações em Redes Sociais: ” Entusiasmo é coisa que não falta! 😍🎉 #novoproduto”

 
Quando Evitar:
Público conservador

Se a grande fatia dos clientes tende a ser mais formal, o uso de emojis pode ser interpretado como pouco profissionalismo.

Exemplo Prático

Inadequado: “Caro cliente, lamentamos os danos causados 😢. Estamos a resolver a situação.”

Comunicação de crise

Usar emojis em situações de crise ou em mensagens de caráter sensível pode ser interpretado como insensibilidade ou desrespeito.

Exemplo Prático

Inadequado: “Lamentamos pelo seu voo ter sido cancelado 🙁. Por favor, contacte-nos.”

 

Emojis em B2B (Business-to-Business)

 
Quando Usar:
Comunicação Interna

Dentro de um ambiente empresarial com uma cultura corporativa mais relaxada, os emojis podem ser usados em emails ou mensagens para tornar o assunto em questão e a comunicação mais leve e próxima.

Exemplo Prático

Mensagens Internas: “Podes enviar-me o relatório até ao final do dia? Obrigado! 😊

Conteúdo relevante para o setor

Se a mensagem for dirigida para um público mais jovem ou dentro de setores criativos, certos emojis podem tornar a comunicação mais atrativa e dinâmica.

Exemplo Prático

Newsletters: “Descobre as últimas tendências da tecnologia! 🤖🚀

Quando Evitar:
Propostas comerciais

Em situações mais formais, como propostas para negócios, apresentações de vendas ou contratos, os emojis devem ser evitados para manter um tom profissional.

Exemplo Prático

Inadequado: “Estamos ansiosos para trabalhar convosco! 👍🏼

Comunicação com Setores Tradicionais

Industrias como as finanças, saúde e jurídica em norma preferem um tom mais formal. Neste sentido, o uso de emojis pode afetar a imagem séria e profissional que pretende passar.

Exemplo Prático

Inadequado: “Atualização regulamentar importante para a sua empresa 📜👨‍⚖️.”

 
Conclusão

A utilização de emojis na comunicação de uma marca deve ser alinhada com a identidade e o tom de voz da mesma, mas não só, também temos de ter atenção às expetativas do público-alvo. No contexto de B2C, existe uma maior liberdade para utilizar emojis com o objetivo de tornar a comunicação mais direta e pessoal. No entanto, no âmbito B2B é essencial ter uma abordagem mais cuidada, utilizando os emojis num ambiente mais interno e informal. Assim, para não comprometer o profissionalismo e a eficácia da comunicação de uma marca, deve ser cuidadosamente avaliado quando e como utilizar emojis.

#BASE_MGUERREIRO

Autor

Mariana Guerreiro
DIGITAL ACCOUNT

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.