young man sitting in office doing copywriting

Copywriting, sim as palavras vendem!

Copywriting 

Copywriting. Não sabe o que é? Não se preocupe, depois de terminar de ler este artigo vai perceber o quão importante é adotar um copywriting de qualidade e entender que não é “só escrever umas frases”. 

O copywriting é nada mais, nada menos do que utilizar as palavras a favor da sua empresa/marca. Copywriting é mais do que simplesmente escrever palavras numa página. É a habilidade de contar uma história convincente que leve o consumidor a agir, assim podemos afirmar que o objetivo principal do copywrting é a persuasão.  
O copywriting é uma das habilidades mais poderosas no mundo da comunicação. É a arte de escrever textos persuasivos que cativam a atenção do leitor e o convencem a agir, seja ao comprar um produto ou simplesmente ao mudar a sua perspetiva sobre um determinado assunto. Pronto para descobrir o que é o copywriting, por que é importante e como pode melhorar as suas habilidades nesta área? 

 

O nascimento do Copywriting 

Embora se acredite que o termo copywriting seja algo novo, não o é. A palavra copy foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”. 

Os copywriters do século XX, não eram nada mais, nada menos do que redatores publicitários, e o copywriting feito por esses profissionais ajudou várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares na época. 

Entretanto, e com a popularização da internet, o Copywriting foi reformulado e passou a distanciar-se cada vez mais da publicidade. 
 

A Importância do Copywriting 

O copywriting desempenha um papel fundamental em qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Aqui estão algumas razões pelas quais é tão importante: 

  1. Conquista a Atenção

Num mundo onde as pessoas são bombardeadas constantemente com informações, é preciso algo especial para chamar a atenção. Um copywriting eficaz pode fazer isso!  
Seja por meio de manchetes impactantes, histórias envolventes ou promessas irresistíveis, é através do copywriting que conquistamos a atenção do nosso público.  

  1. Gera Conversões

No final do dia, o objetivo do marketing é converter os leitores em clientes. O copywriting persuasivo é a chave para isso. 

  1. Constrói Confiança

O copywriting também desempenha um papel importante na construção da confiança do público. Quando os leitores sentem que a marca entende os seus problemas e oferece soluções genuínas, são mais propensos a confiar e tornarem-se clientes fiéis. 

  1. Supera Objeções

As pessoas naturalmente têm objeções e dúvidas antes de tomar uma decisão de compra. Um copywriting eficaz antecipa essas objeções e fornece respostas convincentes.  

 

Como Melhorar as Suas Habilidades de Copywriting? 

A boa notícia é que o copywriting é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo. Aqui ficam algumas dicas para melhorar as suas habilidades de copywriting:  

  1. Conheça o Seu Público

O primeiro passo para um copywriting persuasivo é conhecer o seu público-alvo. Pesquise e entenda as suas necessidades, desejos, dores e objeções. Quanto mais souber sobre eles, melhor poderá trabalhar o copywriting de forma a atender às suas necessidades. 

  1. Use Técnicas de Persuasão

Aprenda as técnicas de persuasão, como a escassez, a prova social e a reciprocidade. Estas técnicas podem ajudar a aumentar a eficácia do seu copywriting. 

  1. Saiba como contar uma história

As histórias têm o poder de cativar os leitores e criar conexões emocionais. Um copywriting com fortes narrativas é essencial para envolver o seu público e tornar a sua mensagem mais memorável. 

  1. Teste e Otimize

O copywriting é uma habilidade que melhora com a prática. Teste diferentes abordagens e mensagens para ver o que funciona melhor e otimize os seus copies com base nos resultados. 

  1. Estude os Mestres do Copywriting

Estude os grandes copywriters! Leia o copywriting feito por grandes notáveis da área, e aprofunde os seus conhecimentos sobre os seus trabalhos, sem esquecer de analisar o que os torna eficazes. Alguns nomes incluem David Ogilvy, Gary Halbert e Joanna Wiebe. 

 

Como convencer o consumidor apenas numa frase? 

Não se esqueça: um bom copywriting deve elevar os valores do seu negócio, criar impacto no consumidor e, por fim, levá-lo a realizar uma ação. Como? É aí que muitas vezes surge o busílis da questão: todas estas competências devem estar contidas num copy (frase ou texto curto) compacto, apelativo, claro e conciso. 

Eis o desafio de qualquer copywriter: criar bons copies, criativos, adequados e, acima de tudo, eficazes. Um bom copywriter adapta o discurso ao contexto da sua marca e desenvolve conteúdo catchy e eficaz na transmissão da mensagem, independentemente do setor de atividade em que atua. 

 

Quais são os erros mais comuns do Copywriting? 

Cometer erros de Copywriting é mais comum do que se imagina. Para evitar que passe por qualquer tipo de situação negativa, deixamos-lhe aqui alguns aspetos a evitar: 

1. Não rever o conteúdo 

Ter domínio sobre a língua portuguesa e escrever conteúdos coesos e coerentes são obrigações de um copywriter. Você pode até considerar-se um profissional capacitado e imune a erros, mas não se engane: até os maiores especialistas deixam passar algumas falhas, por menores que sejam. 

2. Produzir conteúdo muito técnico 

Outro erro frequente é acreditar que um bom conteúdo deve ser sempre aquele texto formal e técnico, típico da comunicação corporativa tradicional. O copywriting deve ser adaptado ao tipo de conteúdo para o qual está a trabalhar. 

3. Exagerar nos benefícios do produto ou serviço apresentado 

Principalmente se está a aliar as estratégias do Marketing de Conteúdo e do Copywriting, lembre-se de que não deve ser feita uma publicidade explícita e escancarada do seu produto ou serviço.  
A ideia é despertar interesse no leitor, não induzir o mesmo em erro, com publicidade enganosa. 

4. Não cativar o leitor 

Para perceber o que realmente instiga e cativa o leitor, deve analisar sempre os seus resultados e fazer testes ao conteúdo do seu copywriting. Observe quais as estratégias que estão a dar certo, bem como os tipos de conteúdos que alcançam um número maior de pessoas ou que geram mais partilhas e conversões. 

 

O copywriting é poderoso. Dê-lhe uso, com sabedoria! 

Já referia André Breton “Uma palavra e tudo está salvo. Uma palavra e tudo está perdido”. Podíamos ficar horas a falar sobre o quão importante e poderoso é o copywriting e sobre o relevante papel do mesmo, mas sabemos que provavelmente não tem tempo a perder. 

Deste modo, vamos seguir com as 10 palavras (ótimas para usar em Call To Action) que mais vendem: 

  1. VOCÊ ou TU
  2. AGORA
  3. NOVO
  4. GRATUITAMENTE
  5. COMPROVADO
  6. NUNCA
  7. PASSO A PASSO
  8. RAPIDAMENTE
  9. FÁCIL
  10. SEGREDO

 

No entanto, para além destas dez palavras, há todo um mundo de vocabulário e “truques” que pode aplicar para que as mensagens que passa ao seu público sejam eficazes! 

O copywriting é uma habilidade valiosa que pode fazer a diferença entre uma campanha bem-sucedida e uma que passa despercebida. Dominar a arte de escrever palavras persuasivas requer prática e estudo contínuo, mas os benefícios são enormes. Com um copywriting eficaz, poderá conquistar a atenção do seu público, gerar conversões, construir confiança e superar objeções. Portanto, não subestime o poder do copywriting e a sua capacidade de influenciar ações. 
Comece a aprimorar as suas habilidades de copywriting hoje, e colha os frutos amanhã. 

Se aguçámos a curiosidade? Entre em contacto connosco, estamos cá para elevar o seu negócio.  

 

team_0006_before-after-0044

Autor

RITA SUISSAS
Creative Copy

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

PARTILHAR ARTIGO

alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.