Comunicação Personalizada e Diferenciadora
A comunicação personalizada é uma excelente forma para as marcas diferenciarem-se no mercado onde estão inseridas. No entanto, para desenvolver estratégias de comunicação direcionadas ao consumidor e que fiquem na memória, não é de todo tarefa fácil. Por isso, neste artigo iremos explorar as principais dificuldades que as marcas enfrentam para personalizar a comunicação e apresentamos casos hipotéticos para superar esses desafios.
Recolha e Análise de Dados
A personalização começa com os dados, mas uma recolha de dados relevantes e a análise dos mesmo são passos complexos. Grande parte das marcas tem dificuldade em recolher informações detalhadas sem infringir a privacidade dos utilizadores.
Por exemplo, a marca x desenvolveu uma campanha com base no histórico de compras online dos seus clientes, no entanto não fez a conexão entre os canais online e offline o que resultou em recomendações irrelevantes.
Por outro lado, a marca Y após implementar um sistema de CRM integrado, conseguiu construir perfis dos seus clientes mais detalhados, assim conseguiu fazer recomendações personalizadas que impulsionaram as vendas e mostrou ser uma mais valia para os seus consumidores.
Equilíbrio entre Personalização e Privacidade
Os clientes valorizam tanto a personalização quanto a privacidade. Encontrar esse equilíbrio é um dos maiores desafios das marcas hoje em dia.
Por exemplo, o Banco Z não pode utilizar as transações dos clientes para fazer publicidade direcionada, pois iria receber reações negativas quando estes percebessem que a segurança dos seus dados não existia. Isto poderia originar numa perca de confiança no banco por parte dos seus clientes.
Em vez disto, poderiam adotar uma abordagem de “privacidade por design”, pedindo consentimento explícito e proporcionar clareza sobre o uso dos dados, demonstrando assim aos clientes que podem confiar no Banco e por consequência aumentam os níveis de engagement destes com a marca.
Adaptação à Evolução Tecnológicas
A tecnologia é uma ferramenta quase indispensável para uma comunicação personalizada eficaz e a maioria das empresas já o sabe e trabalham nesse sentido para se adaptarem às tendências do mercado.
As marcas devem adotar novas tecnologias para criar experiências interativas e personalizadas. Por exemplo, usar realidade aumentada no processo de compra de modo a personalizar essa mesma compra. Assim, para além de aumentarem a sua visibilidade aumentam a satisfação do cliente fazendo-o sentir-se especial e valorizado.
Conclusão
Ao superar as dificuldades na recolha e análise de dados, equilibrar a personalização com a privacidade, criar conteúdo relevante e adaptado à evolução tecnológica, as marcas podem chegar a uma comunicação que não só atinge a nível singular mas também se destaca no mercado. As marcas que se adaptam a estes desafios não ganham apenas a lealdade do cliente, mas também vincam o seu posicionamento num mercado cada vez mais exigente.
Autor
Ana Rita Cândido
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Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.
Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…
Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.
Eis a nossa Ritinha fofinha.