Benefícios e Perigos das Campanhas de Marketing de Emboscada

Estratégias, Benefícios e Perigos de utilizar campanhas de marketing de emboscada 

O marketing de emboscada é uma tática atrevida no contexto da comunicação e publicidade. 🎯 Esta forma de impactar o target desejado, através de campanhas digitais, pode ser particularmente eficaz. No entanto, como qualquer estratégia atrevida, tem tanto oportunidades como riscos associados, por isso vamos explorar estes pontos e desenvolver cada um deles. 

🚀  Estratégias de Marketing de Emboscada  

Aproveitar Eventos 

Uma estratégia clássica de marketing de emboscada é utilizar o alcance de grandes eventos para ganhar visibilidade, sem despesas em patrocínios. As marcas podem criar conteúdos digitais relacionados indiretamente com esses eventos, por exemplo hashtags estratégicos ou explorar temas relacionados para captar a atenção do público pretendido.  

Campanhas de Guerrilha Digital 

As redes sociais são um belo “campo de batalha” para por em ação campanhas inesperadas de emboscada. Por exemplo, quando um concorrente faz o lançamento de um novo produto, pode-se responder a esse lançamento com ofertas especiais ou conteúdo relacionado com base no humor. Assim consegue captar a atenção do seu target, sem investir diretamente e aproveitar o evento de lançamento do seu concorrente.  

Parcerias com Influenciadores  

Trabalhar com influenciadores digitais, durante eventos específicos, é uma forma eficaz de por em prática campanhas de marketing de emboscada, no sentido que os influenciadores podem mencionar a sua marca de uma forma orgânica nos conteúdos feitos durante o evento.  

Estratégia de emboscada através do Google 

Ao utilizarmos os motores de procura da Google, podemos criar conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa relacionados com os serviços ou produtos de concorrentes, através de palavras-chave especificas ou meta-descrições que atraem tráfego para o site durante esse processo de procura, sempre com o cuidado de não infringir os direitos de marca. 

Benefícios do Marketing de Emboscada 💡 

💸  Reduzir Custos: Ao usar as estratégias de marketing de emboscada descritas anteriormente, por um lado consegue economizar significativamente, por outro consegue ter o alcance e interesse associados aos eventos que definiu como alvo.  

Criatividade e Inovação: esta estratégia desafia as marcas a serem mais criativas e inovadoras para destacarem-se num mercado sedento por atenção.  

Conteúdo Viral: Se for bem executado, o marketing de emboscada pode tornar-se viral e atingir um público superior ao planeado inicialmente, sem custos adicionais de publicidade. 🚀 

 

Perigos do Marketing de Emboscada 🚨 

Complicações Legais e Éticas: A maior preocupação quando se põe em prática esta estratégia é a parte legal, pois tem de se ter atenção para não infringir os direitos de marcas, caso aconteça pode ser levantado um processo legal. Para além disto, se a campanha de marketing de emboscada for demasiado agressiva pode ser vista como antiética. ⚖️ 

Reputação da Marca: Se a campanha de marketing de emboscada for pouco criativa, pode ser vista como oportunista e prejudicar a reputação da marca, tendo o efeito oposto ao pretendido e afugentar clientes e parceiros. 📉 

👎 Resposta Negativa: Caso não haja sensibilidade, o público pode ver a estratégia como uma tentativa de “roubar” a atenção e ter uma reação adversa nas redes sociais ou noutros canais digitais.  

Conclusão 📝 

O marketing de emboscada, quando aplicado de uma forma responsável e criativa, pode ser uma ferramenta essencial para destacar-se num mercado competitivo. No entanto, é fundamental ter consciência dos riscos legais e éticos para garantir que a estratégia esteja alinhada com os valores e imagem da sua marca. Assim, uma campanha, que equilibre o respeito e a criatividade, pode transformar-se num sucesso estrondoso. 

 

#BASE_PPMESSIAS

Autor

Pedro Messias
PARTNER | NEW BUSINESS DIRECTOR

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas. Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.