Briefing: Ferramenta Fundamental para uma Comunicação Eficaz
Acreditamos que a comunicação é a bússola do sucesso de qualquer projeto e o briefing é a orientação que nos mostra as coordenadas. Esta ferramenta indispensável, que gostamos chamar briefing, não serve apenas para orientar as equipas criativas. Também serve para garantir que a equipa está a remar toda no mesmo sentido, partilha a mesma visão e objetivos da campanha ou projeto. Neste artigo, pretendemos explorar os tópicos essenciais para estruturar um briefing eficaz e demonstrar a importância de cada um para o sucesso de uma campanha.
Público-Alvo Bem Definido
Conhecermos quem vai receber a mensagem é tão importante quanto a mensagem em si. Um briefing detalhado deve incluir as características do público-alvo, pois quanto melhor o conhecermos mais eficazes vamos ser. Deve incluir dados que caraterizam o público, como por exemplo, características demográficas e comportamentais são essenciais para um briefing eficaz.
Mensagem-Chave
Um briefing eficaz tem de ter uma mensagem-chave clara para estabelecer uma direção à campanha. Neste sentido, garante que todas as ações de marketing e comunicação sejam coerentes e alinhadas com o objetivo, evitando esforços em vão e desperdício de tempo.
Objetivos Claros e Concisos
No briefing deve vir definido claramente o que se pretende atingir. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais (SMART).
Em primeiro lugar, ao definir um objetivo, é importante que este seja específico no que se deseja alcançar. Para que todas as pessoas saibam do que se trata, é importante responder às seguintes perguntas:
- O que eu quero alcançar com este objetivo?
- O que posso fazer para alcançá-lo?
- Quem são os envolvidos ou responsáveis?
- Quais são os recursos necessários?
- Porque é que este objetivo deve ser seguido?
Em segundo lugar, o objetivo tem de ser mensurável, isto é, temos de conseguir medir a sua progressão. Se não, não sabemos se o nosso objetivo foi alcançado. Desta forma temos que responder às questões:
- Quais os resultados esperados?
- Quais as métricas que posso utilizar para medir?
Em terceiro, não adianta ter um objetivo alto se este não for atingível. Temos de avaliar as seguintes questões antes de definir um objetivo:
- A ter em consideração os recursos disponíveis e o histórico da organização, este objetivo é atingível?
- Os colaboradores acreditam nesse objetivo?
Em quarto, temos de conseguir atribuir um significado ao objetivo, conseguir explicar o porquê de estar a ser implementado é a chave para que a execução seja bem feita.
Por último, qualquer objetivo precisa de um prazo para realização. Sem uma data limite, não se consegue estabelecer prioridades e organização no projeto.
Estes são alguns pontos para construir um briefing bem elaborado. Como gostamos de chamar a espinha dorsal de qualquer campanha de comunicação bem-sucedida. Em forma de conclusão, um briefing não garante apenas que toda a equipa esteja alinhada com os objetivos e estratégias da campanha, mas também fornece a base para a criatividade e inovação. Ao recebermos um briefing detalhado e conciso, conseguimos proporcionar às marcas um maior impacto nas ações de comunicação e uma maior eficácia para atingir os objetivos definidos.

Autor
Pedro Messias
PARTNER | NEW BUSINESS DIRECTOR
Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.
Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.