Agências de comunicação contra à prova de crise

Agências à prova de crise 

O mercado publicitário, que começava finalmente a recuperar da última crise, prepara-se para nova tempestade. Apesar das nuvens cinzentas no horizonte, há quem arrisque lançar novos projectos em plena pandemia. É caso para dizer que as crises são momentos

A última crise subtraiu cerca de 400 milhões de euros ao mercado publicitário português. Foi uma quebra sem precedentes. E, no entanto, foi entre o rebentar dessa crise e os anos da troika em Portugal que o mercado viu nascer algumas das agências que, ainda hoje, mais se destacam no panorama nacional, como a Fuel, a Nossa ou O Escritório. Numa altura em que as estimativas apontam nova quebra na ordem dos 25 por cento, o que pode levar o mercado a perder 100 milhões de euros no espaço de um ano, continua a haver quem não tema nuvens cinzentas nas folhas de Excel e veja na crise a oportunidade para provar que o lugar-comum que junta as duas palavras não é apenas teoria de manuais de macroecono- mia. Desde o início da pandemia, são já vários os novos projectos no mer- cado, da publicidade ao design, passando pela comunicação, marketing de influência ou produção de conteúdos. O que leva os profissionais a arriscar em momentos como este? Há menos a perder? É mais barato contratar talento? O M&P ouviu alguns profissionais para fazer um balanço do arranque de seis projectos e tentar encontrar resposta a algumas destas questões, ao mesmo tempo que apresentamos o testemunho de quem lançou projectos de sucesso no decorrer da última crise.

Duzentos


Decorria ainda o período de estado de emergência no país quando, na primeira quinzena de Abril, foi apresentada ao mercado a Duzentos, uma agência de comunicação que se descreve como “uma unidade criativa composta por seis áreas de negócio”, sendo elas a estratégia, relações públicas, eventos, digital, conteúdos e influenciadores. Mas o caso desta agência é um pouco di-ferente. “A Duzentos é um projecto anterior à pandemia. O projecto, o posicionamento, as ideias e os objectivos foram concluídos no final de 2019”, conta ao M&P Tomás Men-des dos Santos, partner e director de operações da agência, que conta com mais quatro sócios: Bruno Assunção, Pedro Simões, Pedro Messias e Vítor Duarte. Quando se começou a perceber que o país caminhava pa- ra o estado de emergência, recorda o profissional, que nos últimos anos passou pela YoungNetwork, onde foi responsável pela componente digital e criativa na área de relações públicas do grupo, “rapidamente percebemos que o cenário se estava a complicar, que a comunicação tinha sido o elo mais fraco no passado e que, ainda para mais, uma das nossas áreas com clientes fechados ia parar por completo: os festivais de Verão”.


“Esta era a área que ia fazer a Duzentos dar o salto, aparecer e ganhar dimensão para uma estrutura, e daí crescer para outras áreas”, explica, contando que, a partir daí, acreditando que a estrutura pequena seria uma vantagem nesta fase, “voltámos ao estirador e delineámos uma nova estratégia de lançamento”. “Atrasámos o lançamento um mês e percebemos que afinal a comunicação não estava a ser posta de parte pelas empresas, muito pelo contrário, havia sede de novas ideias e a nossa estratégia era perfeita para as trabalhar”, afirma Tomás Mendes dos Santos.


Olhando para estes primeiros três meses, o responsável assegura que “o balanço é acima do expectável. Nunca pensámos que, depois de perder no ano de lançamento o nosso principal mercado, conseguíssemos na mesma atingir os objectivos”. “Estamos a cumprir aquilo que delineámos antes da situação e estamos em posição de acreditar que conseguimos crescer o suficiente para alcançar os objectivos delineados pa- ra 2020”, antecipa, considerando que “a aposta na integração de produção de conteúdos com uma equipa experiente de fotografia e vídeo está a mostrar-se eficaz”. Resultados que fazem com que a agência esteja já a preparar o lançamento de uma nova área de negócio, adianta Tomás Mendes dos Santos, sem revelar mais detalhes mas assegurando que estará para “muito breve”.
“Para a Duzentos, a crise foi um momento de oportunidade”, resume o responsável, acreditando que “se tivéssemos surgido no mercado um ano antes, provavelmente teríamos tido um impacto severo, mas surgindo nesta fase tivemos a oportunidade de nos reinventar e de criar uma estratégia de lançamento tailor-made para a situação, sem termos uma estrutura assustadora para manter”. Estrutura que, entretanto, também já cresceu. Além dos cinco sócios, foram contratados mais três profissionais e é expectável que a equipa volte a aumentar até ao final do ano. Questionado se é mais barato contratar talento numa fase como esta, Tomás Mendes dos Santos reconhece que “a oportunidade existe actualmente, mas diria que nunca deixou de existir desde a última crise”. “Percebemos, nos currículos que nos chegam todos os dias, que há efectivamente oportunidade de contratar mais barato neste momento”, afirma. Contudo, assegura, “na Duzentos preferimos ter uma equipa sólida, capaz e criativa, e isso não se consegue a ir buscar o mais barato”.

Se quer lançar um projecto agora estes são riscos/erros a evitar:

“Os riscos são muitos, mas iniciar um novo projecto tem sempre todos os riscos, com ou sem momentos conturbados. O risco de errar quando não há estrutura não é grave e diria que o único erro é criar essa estrutura antes de garantir a mesma com negócio. Não é, de todo, necessário nesta área e, se o tivéssemos feito, em vez de abrir a Duzentos preocupados em fazê-la crescer, tínhamos aberto focados em correr atrás do prejuízo. Outro erro é não arriscar”, Tomás Mendes dos Santos (Duzentos).

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alexandra Mineiro

“Mafarrica”, “Matraquilho”, “Personagem”, “A.M”, são tantos os nomes para definir a Alexandra, mas nenhum é melhor do que “fundista”. A Alexandra tanto está na agência como em território do cliente, o que faz dela uma atleta de fundo de excelência. Trata as redes sociais por “tu”, o sushi por “xuxi” e os bagels por “beagles”. A Mineiro não é uma Digital Account qualquer, é daquelas que só nos dá vontade (ao fim de 4h no mesmo espaço) de CAP(ture) and CUT. Yap: CapCut.

Tânia Tadeu

Benfiquista. “Mãe” de três. Boss desta gente toda. (não necessariamente por esta ordem, claro). Aqui, só temos dias de folga, tardes livres ou outras abébias porque foi a “Tânia que Tadeu”! Chega a todo o lado, envia mails a toda a gente e atende telefonemas a toda a hora, porque para ela estar em cima do acontecimento é o mais importante.
Esta é a nossa General Manager e esta “bio” foi aprovada pela mesma.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Tomás M. Santos

“O Mega Louco.” Chega ao escritório (que fica a 200m de casa) depois de toda a equipa, põe acentos em palavras que nunca os tiveram, viveu histórias que nunca presenciou e conduz sempre como se estivesse no Rally de Portugal. Eis O nosso Strategy Director.

PEDRO MESSIAS

Se o tema for a doçaria portuguesa, acreditem que o nosso New Business Director é doutorado no assunto. É dono dos melhores outfits da empresa (às vezes parece um James Bond, outras vezes nem sabemos bem o que aquilo é) e proprietário das melhores fotos de produto alguma vez captadas.

Dedica-se às artes marciais e tudo o que é desporto (agora tb Padel), mas nós sabemos que o forte dele é a defesa dos projectos dos clientes. Fã nº1 de XICO DA TINA, o Messias é o salvador da comunicação do sector automóvel.

BRUNO ASSUNÇÃO

“O Pai”; “O Maior”; “O Mais Lindo”, pode ser uma das três, desde que nos dirijamos ao CEO assim, já ganhámos o seu coração. Tem sempre uma palavra de motivação para entregar à malta e nunca lhe falta energia (acreditamos que tem #parceria com a Duracell) para andar aos saltos e a dançar pela agência e ainda bem que assim é.

Vitor Duarte (Vitó)

O mais bem-disposto do grupo: o nosso Film Director! Rouba gargalhadas a todos a toda a hora. Perde os óculos 2 a 3 vezes ao ano e muitas são as vezes que deixa as chaves da mota, na mota. O que vê o lado positivo em tudo, anda sempre a assobiar pela “casa” e é um prazer ouvi-lo. As meninas da Duzentos adoram-no de morte e os homens não vivem sem a companhia dele.

Pedro Simões

O nosso Creative Director é o que mais elogia o trabalho alheio e o mais simpático cá de “casa” (só que não). Adora uma boa conversa sobre empreitadas, uma tarde de jolas, de ouvir Bach e de longas viagens por esse mundo fora. Ah! Já vos dissemos que nas horas vagas é Coach Motivacional? (só que não também!)

Rita Pires

Conhecida como “polvo”, os braços da Rita multiplicam-se para dar conta de vários temas ao mesmo tempo, fazendo dela uma distribuidora de jogo nata!
Manda e-mails à velocidade da luz, enquanto atende telefonemas de clientes. Tem atenção ao detalhe, às pessoas e o pragmatismo poderia ser o nome do meio desta Account Manager.

Fábio Rodrigues

O Fábio chegou mudo e agora quem o cala? O nosso PR & Digital Account é “travel addicted”, “book lover” e anda para aí “catching sunsets, not feelings”. 
Veio de Leiria (embora digam que isso nem exista!!) com a sua “Caixinha das Séries” (ask him), para nos presentear com o seu perfeccionismo e know-how em redes sociais.
É irónico e sarcástico. Culto e adulto que nem a RTP2. E tal como a copywriter desta bio, concorda que é demasiado cedo para se escrever sobre alguém que mal se conhece. Obrigada Fábio. Tentamos novamente mais tarde!

Mariana Guerreiro

Chamam-lhe, por aqui, a “Empadinhas”, mas lá porque nasceu no Alentejo, e vai falando no gerúndio (porque é melhor ir falando e fazendo do que falar e fazer), a nossa Digital Account não deve ser definida como uma empadinha, mas sim como um valente prato de Migas, porque a Mariana é cheia de substância e completa em tudo o que faz.

Rita Suissas

Dona de piadas fáceis, a nossa Creative Copywriter podia fazer stand up comedy, mas a Rita prefere espalhar gargalhadas pela Duzentos. É um Camões (não pela falta de olho, até porque o que lhe falta é um ouvido), um Pessoa ou uma Sophia de Mello Breyner, até porque o que gosta mesmo é de escrever (e ler!!). Ah! Já vos dissemos que a sua melhor qualidade é ser do clube de Alvalade?

JONAS GAMBARO

E aí, cára? Tudo légau? O Jonas é o nosso Pelé misturado com Maria Bethânia, com toques de Tony Ramos e Ivete Sangalo (até porque está sempre pronto para levantar poeira).
Expert em Ads, o nosso Paid Media Manager, é um Doutor no assunto futebol, e mais importante que tudo: é do Sporting!

Claudio Fernandes

Eis a nossa Rock Star. É verdade! Escondeu-nos durante muito tempo, mas descobrimos que para além de designer, voz off, DJ, fashionista e comediante, o Cláudio passa também em todas as rádios e mais algumas. PUXA, que ele é mesmo o mais talentoso em PISTA! Não, nem tentem. É nosso!!

Lucca Corsino

Don Corsino para os amigos. O nosso motion designer é um paulista com sotaque siciliano, mas enganam-se todos aqueles que pensam que o sangue que lhes corre nas veias é o mesmo de um mafioso, porque se há coisa que o Lucca não é, é mau coração. Sempre com respostas elaboradas para tudo, com perfil de realizador cinematográfico, o Lucca sonha em 35mm. mas ao colocar em prática, sai sempre sem grão. 
Este é o Don Corsino. A melhor mistura de Brasil e Itália, aqui em Portugal.

Leandro Curvello

Carioca de gema, flamenguista de coração, eis o Leandro: o maior cá de “casa”. Raramente o ouvimos e temos a certeza que não faz grande questão de nos escutar (não o julgamos, afinal de contas conseguimos ser bem barulhentos!), até porque se há coisa que não larga por nada, são os seus headphones.
O Leandro é prestável e talentoso, um creative designer que partiu do Rio de Janeiro para aterrar (com os seus lápis, canetas e papéis) na capital banhada pelo Rio Tejo.

Ana Rita Cândido

Ana Rita. Ritinha. Ritinha fofinha. Rita 3. Cândido. Escolham um nome e a nossa social media manager mostra-se logo disponível.

Com uma paixão enorme por futebol e pela comunicação, pensou ser jornalista desportiva. Quis a vida que o caminho tomasse um novo rumo e o jornalismo desportivo desse lugar à estratégia, planeamento, copy, agendamento, instagram, Facebook, LinkedIn…

Prefere falar alemão do que inglês e as gomas não se comem, evitam-se.

Eis a nossa Ritinha fofinha.